Neil Gaiman para crianças

Minha filha já é fã de Neil Gaiman desde que tinha seus dois aninhos, e nem foi por influência minha, primeiro ela se apaixonou pelo filme Coraline que descobriu sozinha na Netflix (acho que foi o filme mais visto por ela até hoje). Depois, em uma compra de livros do Gaiman para mim, descobri que ele também escrevia livros infantis e começamos a adquirir esses livros aos poucos.

giphy

O primeiro foi o livro dele mais adequado para os pequerruchos mesmo, O dia de Chu é um livro super fofo indicado para crianças a partir de dois anos. Nesse livro Chu é um ursinho panda alérgico que provoca uma confusão quando espirra, seus pais tentam a todo custo evitar que ele espirre pois coisas ruins podem acontecer… A graça na contação da história é justamente a gente fazer o suspense se ele vai espirrar ou não, os pequenos adoram! 😀

img_3709

Em Menina iluminada Neil Gaiman colocou todo o seu potencial poético e substituiu o lado sombrio por pura iluminação. O livro é uma ode ao nascimento de uma menina, não uma menina específica, mas uma oração que todas as mães e pais podem fazer por suas filhas. A cada página a menina passa por uma fase de amadurecimento onde oramos junto ao livro, para que nossas filhas encontrem bons caminhos, onde possam crescer saudáveis, felizes e emponderadas também. As ilustrações são belíssimas e cada texto é uma poesia, a vontade que dá de é sair pendurando as páginas como pôsteres pela casa.

 

 

Nesse mês chegou o primeiro Box de livros da minha filha, ela claro se achou muito adulta com livros vindos dentro de um Box!!! Hahahhaha. Dentro dele tinha mais três livros do Gaiman, são eles:

Cabelo doido: Aqui as crianças vão adentrando aos poucos no mundo surreal de Neil Gaiman de modo divertido. O protagonista conversa com uma menina sobre o seu cabelo que, por ser muito grande e doido, desperta a curiosidade dela. A menina descobre que dentro de um cabelo atípico como o dele podia existir um mundo de possibilidades e fantasia onde ela pode viver aventuras com piratas, baús de tesouros, balões, música e muito mais.

O dia em que troquei meu pai por dois peixinhos dourados: Mais um livro em que somos introduzidos ao humor nonsense do autor. Aqui Gaiman cria uma história totalmente absurda e que nos surpreende ao se tornar possível. Uma aventura em que o protagonista resolve trocar seu pai por dois peixinhos do seu amigo. Quando a mãe chega em casa e lhe dá uma bronca o menino tem que passar por uma imensa rede de trocas para encontrar seu pai novamente. O interessante é que a cada troca conhecemos seus amigos e cada personagem é peculiar.

Os lobos dentro das paredes: Parece que foi o nosso preferido do box. Agora o clima de suspense característico do autor está mais presente. Pelo título até achei que minha filha ficaria com medo, mas mestre que é mestre não se engana e Neil Gaiman criou uma obra fantástica que surpreendentemente nos fez dar gargalhadas de chorar de rir! (tudo culpa da rainha da Melanésia). Lucy é uma menina sensível que escuta barulhos e percebe que os lobos estão dentro das paredes da casa, ela avisa à sua família que não acredita nela até que um dia acontece o impossível e os lobos saem de dentro das paredes. A família fica exilada no jardim e continuam suas vidas normalmente até que resolvem voltar para habitarem as paredes dessa vez. O final é surpreendente e as pessoas saem das paredes dessa vez assustando os lobos. A narrativa toda parece um sonho pois acontecem coisas extremamente estranhas que são tidas como normais e até divertidas. As ilustrações ressaltam o clima onírico da história.

img_3689

Como podem ver o universo do Neil Gaiman é tão rico e ele se mostra um artista tão versátil que não tem porque temer contar suas histórias destinadas ao público infantil, ele confere o suspense na medida certa e proporciona para os pequenos um mundo de fantasia emblemático e divertido. Estou ansiosa pelos próximos e pela fase infanto-juvenil 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s